Buscar

Como funciona a estrutura de um edifício como o Guará?


Foto: Melvin Quaresma


Um novo empreendimento passa por diversas fases até atingir a conclusão total. Seu nascimento começa nas primeiras etapas da escavação. Na fase estrutural, a construção começa a tomar forma e crescer. Essa é uma das fases mais minuciosas de toda a edificação.

A estrutura do Edifício Guará foi concebida em concreto armado, conta com um sistema de lajes, vigas, pilares e elementos de rigidez. Os elementos dessa fase estão todos interligados, para juntos, comporem o esqueleto estrutural do empreendimento.


O Engenheiro Estrutural responsável pelo Edifício Guará, Marlos Mangini, explica que cada um dos pavimentos foi pensado com características específicas. “Em cada pavimento do Guará você encontrará uma espécie de grelha formada por elementos horizontais (lajes e vigas). Sobre cada um desses pavimentos foi considerado toda a carga ali atuante, como o peso da própria estrutura, revestimentos, alvenarias, cargas de utilização (mobiliário e pessoas) e mais a ação do vento sobre a torre”, afirma.


O Engenheiro Civil responsável pela obra do Edifício Guará, Bruno Raksa, destaca que essa complexidade na estrutura exige um grande volume de formas e aço. “Apesar da execução dessa estrutura ser bem tradicional, temos um grande volume de materiais sendo utilizados e um grande detalhamento técnico em cada laje”, conta.


Para Marlos, essa necessidade em reforçar a utilização de materiais garante que os anseios da arquitetura imponente do prédio sejam supridos com tranquilidade. “Com esse projeto estrutural conseguimos garantir uma melhor comodidade para os moradores, com espaços livres e boa circulação no pavimento da garagem”, diz.


A Bidese Construtora busca concretizar empreendimentos que apresentem uma arquitetura incrível. Para isso, investimos em qualidade construtiva, eficiência em soluções técnicas e parceiros competentes e atenciosos.



24 visualizações0 comentário